Antes de Quem Ama Cuida: relembre a trajetória de Elizabeth Savala nas novelas de Walcyr Carrasco
Antes de Quem Ama Cuida: relembre a trajetória de Elizabeth Savala nas novelas de Walcyr Carrasco
Cotada para um dos papéis principais de Quem Ama Cuida, novela que deve substituir Três Graças no horário das 21h da TV Globo, a atriz Elizabeth Savala é uma das queridinhas do autor Walcyr Carrasco. Desde 2001, ela já interpretou nove personagens em novelas escritas por ele, passando pelos três principais horários de dramaturgia da emissora. Algumas dessas produções se tornaram fenômenos de audiência.
Relembre os principais papéis de Elizabeth Savala nas novelas de Walcyr Carrasco:
A Padroeira marcou a primeira parceria entre Savala e Walcyr Carrasco. Na trama, a atriz viveu Imaculada, uma beata fogosa e hilária que recebeu doses generosas de humor ao longo da história, conquistando inclusive o público infantil.
Chocolate com Pimenta (2003)
Talvez um dos papéis mais lembrados da carreira da atriz, Jezebel Canto e Melo foi a grande vilã da história. A personagem infernizava a vida de Ana Francisca (Mariana Ximenes) para assumir o controle da fábrica de chocolates. A veia cômica de Savala se destacou com bordões como “Ah, como eu sofro” e as brigas constantes com praticamente todos os personagens.
Ao Memória Globo, a atriz afirmou:
“Jezebel é uma personagem dificílima, porque é megera, mas também tem um humor ácido, sarcástico, marca registrada do Walcyr Carrasco.”
Alma Gêmea (2005)
Dois anos depois, Savala mostrou força também no drama ao interpretar Agnes. Na novela, a personagem perde a filha assassinada logo no primeiro capítulo e passa boa parte da trama tentando aceitar a ideia de que a jovem reencarnou no corpo de uma índia. A atriz atravessa a novela quase inteira em sofrimento e só volta a sorrir nos capítulos finais.
Sete Pecados (2007)
De volta à comédia, Savala viveu Rebeca, a personificação da vaidade. Sem uma trama central marcante, a personagem era mãe da protagonista Beatriz (Priscila Fantin) e se envolvia nos conflitos da filha ao longo da história.
Caras & Bocas (2009)
Na novela das 19h, Elizabeth Savala interpretou Socorro, uma mulher batalhadora e generosa, dona de bar e responsável por sustentar a família. Com a “cara lavada”, representava muitas mães brasileiras. Ao longo da trama, a personagem ainda desenvolveu uma divertida amizade com o macaco Chico.
Morde & Assopra (2011)
Em mais uma parceria no horário das 19h, Savala viveu Minerva, a primeira-dama de Preciosa. Vaidosa e egocêntrica, a personagem fazia de tudo para se manter no poder.
Amor à Vida (2013)
Na primeira novela de Walcyr Carrasco para o horário das 21h, Elizabeth Savala interpretou a ex-chacrete Márcia, personagem que cresceu ao longo da trama. Apesar das críticas ao enredo por situações pouco críveis, o núcleo da atriz foi unanimidade. Ao lado de Tatá Werneck e, mais tarde, de Félix (Mateus Solano), o grupo brilhou até vendendo hot-dog pelas ruas de São Paulo.
Êta Mundo Bom! (2016) e Êta Mundo Melhor! (2025)
A parceria seguiu com a mesma personagem em duas produções. Dona Cunegundes, também conhecida como Dona Boca de Fogo, fez tanto sucesso em Êta Mundo Bom! que garantiu presença na continuação, Êta Mundo Melhor!. Na história, ela é a matriarca de uma família numerosa e comanda o sítio no interior como se fosse um verdadeiro quartel.