Eles foram indicados, aclamados e ignorados: artistas que nunca venceram o Oscar

Eles foram indicados, aclamados e ignorados: artistas que nunca venceram o Oscar

Mais uma cerimônia do Oscar se aproxima e você sabia que grandes atores, reconhecidos pelo público por performances memoráveis e personagens marcantes, nunca levaram para casa uma estatueta do principal prêmio do cinema mundial?

Ao longo da história da premiação, nomes consagrados de Hollywood acumularam indicações, elogios da crítica e enorme popularidade, mas acabaram ignorados pela Academia. São artistas cujos trabalhos atravessaram gerações — mesmo sem a validação do Oscar.

Leia mais sobre cinema no Toda Mídia

Confira cinco atores e atrizes que nunca ganharam o Oscar

Ralph Fiennes

Indicado ao Oscar em 2025 por seu papel em Conclave, parecia que finalmente o ator Ralph Fiennes levaria o prêmio de Melhor Ator para casa. Entretanto, não foi daquela vez.

Fiennes, que emocionou plateias com personagens como Amon Göth, em A Lista de Schindler (1993) — atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante —, acabou mais uma vez voltando para casa de mãos vazias.

Glenn Close

Talvez um dos casos de maior injustiça da história do cinema norte-americano, a atriz Glenn Close até hoje não foi laureada com um Oscar. Atualmente, ela detém o recorde de oito indicações sem nunca ter levado uma estatueta para casa.

A atriz foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por O Mundo Sem Garp (1982), O Reencontro (1984), The Natural (1985) e Era Uma Vez um Sonho (2021).

Já a estatueta de Melhor Atriz ela disputou pelos filmes Atração Fatal (1988), Ligações Perigosas (1989), Alberto Nobbs (2012) e A Esposa (2019).

Edward Norton

O ator Edward Norton também está nesta lista. Mesmo tendo sido indicado três vezes ao Oscar — pelos filmes As Duas Faces de um Crime (1996), A Outra História Americana (1998) e, mais recentemente, Birdman (2014) —, nunca saiu vitorioso da cerimônia.

Reconhecido por atuações intensas e escolhas ousadas de personagens, Norton segue como um dos grandes talentos não premiados pela Academia.

Samuel L. Jackson

Celebrado por uma geração de fãs dos filmes da Marvel Estúdios, o veterano Samuel L Jackson nunca faturou uma estatueta do Oscar por conta de uma única atuação. Porém, em 2022, o ator recebeu um prêmio honorário por sua carreira.

Michelle Pfeiffer

Outra atriz que é um dos principais rostos da indústria cinematográfica de Hollywood, Michele Pfeiffer nunca levou um Oscar. A atriz foi indicada em três ocasiões: Ligações Perigosas (1988), Os Fabulosos Irmãos Baker (1989) e Love Field (1992).

Extra – Fernanda Montenegro

Muitos críticos afirmam que levar um Oscar não é sinônimo de trabalho bem executado. Vários filmes e interpretações que hoje são celebrados foram esnobados pelo prêmio.

Prova disso foi a disputa de 1999, quando a brilhante Fernanda Montenegro concorreu na categoria de Melhor Atriz por sua atuação como Dora, em Central do Brasil. A atriz perdeu para Gwyneth Paltrow, que protagonizou o filme Shakespeare Apaixonado.

Anos depois, o mundo entenderia que quem perdeu naquela noite foi o Oscar — e não a nossa Fernanda.

Encontre reportagens e colunas